domingo, 30 de setembro de 2007

Texto e leitura

Para você, o que é Texto?
Texto é a articulação de idéias e palavras que pode ser verbal ou não verbal, visual, musical, textual .

Do que depende a compreensão de um texto?
É muito mais do que um mero reconhecimento e transferência de significados. A compreensão implica uma reconstrução diante da multiplicidade de informações que um texto oferece, na qual são postos em funcionamento diversos saberes e operações que possibilitam a obtenção, avaliação e emprego da informação textual segundo os objetivos de cada leitor.
O significado de um texto não se limita ao que apenas está nele, seu significado resulta da intersecção com outros. Assim, a intertextualidade refere-se as relações entre os diferentes textos que permitem que um texto derive seus significados de outro.O seja ], um texto só passa a fazer sentido quando seu líder consegue interagir com ele compreendendo a esfera discursiva, o gênero.
A compreensão supõe uma relação com a cultura, com a história, um social e com a linguagem que atravessada pela reflexão e pela critica.
Celia Regina e Marisa Keiko

Definições de gêneros discursivos

Boletim é um documento do aluno, na qual são registrados seu rendimento escolar e sua freqüência bimestralmente.
A avaliação é um exercício mental que permite a análise, o conhecimento, o diagnóstico, a medida e/ou julgamento de um objeto. Esse objeto deve ser a própria realidade e daqueles que a fazem. Avaliar seria um processo de autoconhecimento e, também, o conhecimento da realidade e da relação dos sujeitos com essa realidade. Seria um processo de análise, julgamento, re-criação e/ou ressignificação das instituições que fazem parte dessa realidade e das pessoas que a mantêm. Questionam-se, assim, os processos de avaliação da aprendizagem dos alunos que estão, usualmente, centrados num desempenho cognitivo, sem referência a um projeto político-pedagógico de escola, e, ainda, o sentido das avaliações escolares que se têm direcionado, especialmente, para o ato de aprovar ou reprovar os alunos. Ao lado desses aspectos, surgem as questões mais controvertidas nas práticas de avaliação: os registros numéricos na aferição do rendimento dos alunos. A Escola Plural propõe a abolição total das notas. Considera esses registros arbitrários porque unidirecionados, já que são de total responsabilidade do professor, que assume o papel de juiz. Questiona as provas, usualmente empregadas como instrumentos únicos de avaliação, e critica o fato de serem mal elaboradas e sem critérios claros de aferição da aprendizagem dos conteúdos específicos ensinados. Considera que existe uma visão reduzida e equivocada do processo de avaliação, já que a nota, produto concreto dessa verificação, reflete apenas o resultado do desempenho cognitivo do aluno, e nunca o processo educativo que o levou a tal resultado. Em oposição, o conceito alternativo de avaliação baseia-se na perspectiva de inter-estruturação do conhecimento, entendendo a ação de avaliar como processual e reveladora das possibilidades de construção de um processo educativo mais rico e mais dinâmico. Parte do pressuposto de que as diferenças são positivas e fundamentais para o crescimento dos sujeitos no processo de conhecimento da realidade.
Celia Regina e Marisa

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Definições de gêneros discursivos

Experiência científica
Consiste na montagem de uma estratégia concreta a partir da qual se organizam diversas ações observáveis direta ou indiretamente, de forma a provar a plausibilidade ou falsidade de uma dada hipótese ou de forma a estabelecer relações de causa/efeito entre fenômenos. A experiência científica é uma das pedras angulares da abordagem empirista ao conhecimento humano.
Além de ocorrer por meio dos sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição), a experiência faz, geralmente, uso de instrumentos de medição. Uma experiência pressupõe um aparato experimental (material a ser utilizado), um procedimento (sequência de atitudes e medidas a serem feitas pelo experimentador) e um relatório que descreverá detalhadamente toda a experiência, analisará os dados obtidos por meio das medidas e fará uma conclusão.
Célia Regina e Marisa

Definições de gêneros discursivos

O ROMANCE POLICIAL
As origens precisas do surgimento do romance policial não podem ser demarcadas, apenas temos idéia de que tenha surgido no século XIX, em decorrência do desenvolvimento da indústria cultural, época em que o crime passa a ser vislumbrado como esteticamente interessante e passa a objeto de pesquisas. Com a criaçãodo Detetive Dupin, Edgar Allan Poe, cria a história de raciocínio, um jogo para cérebros privilegiados, assim chamada por se tratar de uma narrativa baseada na descoberta de um crime ou enigma,em verdade, um exercício de racionalização, pois as pistas e detalhes presentes à narrativa podem ser identificados por leitores mais atentos antes do final esclarecido.
O tema morte/crime tem sido cada vez mais explorado na ficção e, a partir do final do século XX, começa a fazer parte do nosso cotidiano globalizado.
O romance policial demonstra que, não pode haver crime perfeito, logo, ilegalismo sem punição. Na ficção romanesca, não haveria lugar para a impunidade, já que a ordem social concebe o delito como uma anomalia, uma violação da lei. A principal função ideológica na literatura policial é a demonstração da estranheza do crime. Caracterizando o criminoso como um ser estranho à razão natural da ordem social, ela faz parte de uma pedagogia do poder que, através da diferenciação dos ilegalismos, define a delinqüência. O criminoso, geralmente, é alguém que não se enquadra na ordem social, sendo por isto necessário identificá-lo e puni-lo. Com efeito, a narrativa policial segue uma ordem de descoberta, tendo como ponto de partida um fato extraordinário.
Célia Regina e Mariza

Definições de Gêneros discursivos




CHARGE

É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. Apesar de ser confundido com cartoon (ou cartum), que é uma palavra de origem inglesa, é considerado como algo totalmente diferente, pois ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente, o cartoon retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade.
Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge não precisa ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor. A charge tem um alcance maior do que um editorial, por exemplo, por isso a charge, como desenho crítico, é temida pelos poderosos. Não é à toa que quando se estabelece censura em algum país, a charge é o primeiro alvo dos censores.

Celia Regina e Marisa

sábado, 22 de setembro de 2007

PRODUÇÃO DE TEXTO DE GÊNEROS DE DIFERENTES ESFERAS.

INTERROGATÓRIO

Delegado: Como você descreveria a cena?
Maricely: Eu me levantei, depois de alguns minutos, a campainha tocou, fui até a porta, abri e não vi ninguém. De repente olho pro chão e lá estava um corpo caído, abaixei-me, toquei o homem com os dedos, senti que o corpo esta frio e rígido, percebi que era um cadáver. Corri, peguei o telefone e disquei o número da central de polícia.
Delegado: Você suspeita de alguém que tenha feito isso?
Maricely : Não, pois desconheço o cadáver.
Delegado: Você tem idéia de como este cadáver foi parar em sua porta?
Maricely : A única coisa que sei, é que a campainha tocou e demorei alguns minutos para atendê-la , pois estava no banho.
Delegado: Das pessoas que você conhece, há alguém de quem não goste?
Maricely : Sim, sempre tem alguém de quem a gente não gosta, mas para chegar a esse ponto, acho que não.
Delegado: No Edifício em que mora, conhece e tem amizade com todos?
Maricely: Não. Há um morador do apartamento 333 que é muito estranho e não se relaciona com ninguém.
Delegado: Relacione os moradores que você conhece, pois todos serão intimados a depor, precisamos de todas as provas possíveis para que o caso seja julgado.
Maricely: Eu já estou dispensada? Posso ficar tranqüila?
Delegado: Não, enquanto o caso não for resolvido, você poderá ser chamada a qualquer momento. Permaneça na cidade até o final da investigação.

Esferas de atividades humanas e os gêneros do discurso

ESFERA DE ATIVIDADE REPRESENTADA
Política

Atores envolvidos
Deputados, Senadores,Parlamentares, partidos políticos, funcionários, eleitores.

Interesses/ Perspectivas em jogo
Defender o interesse do povo, votar emendas, legislar em favor da união, elaborar projetos, apoiar campanhas, lobistas.

Exemplos de atividades realizadas na esfera
Compete a eles exercer duas atividades típicas, legislar e fiscalizar os demais poderes, e duas atividades atípicas, administrar e julgar.

Gêneros em circulação
Leis, projetos, emendas, relatórios, cartas, ofícios, memorandos, etc.


ESFERA DE ATIVIDADE REPRESENTADA
Jornalística

Atores envolvidos
Redatores, jornalistas, fotógrafos, editores, leitores, donos de jornais, colunistas, críticos, etc.

Interesses/ Perspectivas em jogo
Comunicação e informação de fatos e eventos, obter informações do mundo, vender prestação de serviços, marketing, formar opinião, persuadi, etc.


Exemplos de atividades realizadas na esfera
Divulgar produtos, buscar informação,pesquisa-redação e produção de textos diversos, mostrar índices e gráficos, anunciar, entrevistar pessoas,
Gêneros em circulação
Artigos de opinião, carta ao leitor, texto cientifico, charge, H.Q., horóscopo, editoriais, etc

ESFERA DE ATIVIDADE REPRESENTADA
Científica

Atores envolvidos
Cientistas , pesquisadores, auxiliares de laboratório, patrocinadores, empresas,etc.

Interesses/ Perspectivas em jogo
Descobertas, roteiros, realização de experimentos, solucionar problemas, conseguir verbas, patentear, etc

Exemplos de atividades realizadas na esfera
Preparação de elementos químicos para composição de medicamentos, produtos de limpeza , pesquisas, anotações de dados e resultados, publicações científicas, elaboração de projetos, experimentos,etc.

Gêneros em circulação
Artigos, monografias, teses, etc.

ESFERA DE ATIVIDADE REPRESENTADA
Escolar ou Educacional

Atores envolvidos
Professores, alunos, funcionários, diretores, coordenadores, pais, supervisores, ATPs, delegado, etc.

Interesses/ Perspectivas em jogo
Gestão pedagógica, desenvolvimento, qualidade de ensino, inclusão, formação integral, construção da cidadania, partidários e ideológicos.


Exemplos de atividades realizadas na esfera
Aulas, reuniões, seminários, leitura e produção de textos, debates, pesquisas, jogos, atividades sociais, cívicas e recreativas destinadas à formação do aluno.

Gêneros em circulação
textos literários, jornalísticos, científicos, prova, aula expositiva, relatos, artigos, enunciados de problemas, etc.

Celia Regina e Marisa Keiko

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

SINOPSE DE FILMES

"Patch Adams - O Amor é Contagioso", de Tom Shadyac (1998))
Um estudante de medicina, Hunter “Patch” Adams, interpretado por Robin Williams, começa a usar amor, carinho e alegria como armas para ajudar pessoas hospitalizadas. Entretanto logo irá se confrontar com as práticas médicas institucionalizadas, despertando desconfiança e ciúme dentro da classe médica. Baseado em história real, Shadyac, no estilo de Hollywood, apresenta as vicissitudes do herói empreendedor americano, que enfrenta o establishment corporativo – no caso a corporação médica, contaminada de poder e prestigio. Hunter “Patch” Adams praticou a contracultura na profissão médica, criando o Instituto Gesundheit. Embora Shadyac não expresse com clareza, Adams traduziu, em sua metodologia médica o espírito de uma época (os anos 60, a década da contracultura). O estilo populista, autonomista e criativo traduz um traço da cultura americana primordial, dos Pioneiros que colonizaram a América e que hoje ainda no imaginário de Hollywood. [topo](2005)

"Ou Tudo Ou Nada", de Peter Cattaneo (1997)

Numa pequena cidade industrial inglesa, seis operários desempregados decidem montar um show de strip-tease para mulheres, buscando conseguir algum dinheiro. Comédia dramática que aborda o drama de desempregados que buscam um novo sentido de vida e de trabalho. Os operários desempregados, ao se assumirem como stripers, passam a dar um novo sentido ao corpo, objeto de predação rígida das imposições fordistas-tayloristas. A dança, ao ritmo da dance music, tal como em Flash Dance, parece ser um mote para flexibilizar a corporalidade viva, adequando-a as novas imposições toyotistas, da subjetividade flexível, disposta a acompanhar os novos ritmos da produção capitalista. Ao se despirem, os operários desempregados representam um renascimento interior para um novo estilo de vida. O título original, Full Monty, significa literalmente “pelados”: os ex-operários desempregados estão não apenas literalmente nus de corpo, mas despidos de perspectivas existenciais. Mesmo se soltando, adequando-se aos novos tempos pós-fordistas, eles estão tão rígidos quanto antes – parecem continuar desempregados. Estão inempregáveis no muno do capital. Apesar da humor, a situação de Full Monty é de tragédia social. Mesmo após o show de stripers, permanece o vazio de perspectivas de trabalho. Na verdade, sob o toyotismo, o corpo é parte da subjetividade “capturada”. A nova lógica da organização capitalista “aproxima” corpo e mente, buscando “liberar” suas disposições participativas. O trabalhador assalariado deve ser tão flexível em seu corpo, quanto em suas habilidades cognitivo-comportamentais. Entretanto, a rigidez do capital, nesse caso, não deixa de ser ineliminável. Eles continuam desempregados, incapazes de uma vida plena de sentido. (2005)

Celia Regina e Marisa












Sinopse do livro que marcou a minha vida.

Para ser sincera, não tenho nenhum livro que tenha marcado a minha vida, mas um que me impressionou demais foi o livro “ O Colecionador” de John Fowles. A atitude desumana de Glegg ( um colecionador de borboletas)funcionário público modesto ,que de repente enriquece e passa a ter uma ambição que é seqüestrar e manter junto de si o amor de sua vida, a linda Miranda( objeto de contemplação e sofrível amor platônico). Ele a deixa presa em um quarto escuro e sem ar, com as mãos atadas, como se fosse uma borboleta.
Como eu havia dito anteriormente, não fui uma leitora na infância, talvez por isso não tenha um livro especifico , pois quando tive contato com a leitura de romances e ficção, gostei de todos.
Célia Regina

Checando as hipóteses levantadas

Após a leitura da resenha e da sinopse do livro “ Se um viajante numa noite de inverno”, de Ítalo Calvino, fiquei muito impressionada com a predição que eu havia feito, viajei demais no título, bom , esta é uma característica marcante que tenho. Sempre que me deparo com um livro novo, fico imaginando qual será o assunto, e acabo fazendo essas predições, que muitas vezes não chegam nem perto do que será a história. Isso se deve aos cursos promovidos pela Senp, que me ajudaram muito nesse aspecto e fico feliz, pois foi um avanço em minha vida profissional.
Este livro é muito interessante para aquele leitor que não tem muito prazer em ler, pois com certeza, a curiosidade será grande e quando perceber, já leu o livro todo.
Celia Regina

Sinopse do livro que marcou minha vida

Gostei muito do livro “ Quase tudo”, que é a auto biografia da jornalista Danusa Leão. Conta a história de uma mulher que aos quinze anos era amiga íntima de muitas personalidades . Aos l8 foi a primeira brasileira a trabalhar como modelo fora do país; antes dos 30 circulava nos bastidores da vida política brasileira .
O livro é um relato de uma mulher vivida que lutou pela liberdade. Danusa relata sobre seus três casamentos: com o jornalista dono da Última Hora , Samuel Wainer, com o compositor Antonio Maria e com o também jornalista Renato Machado. Também descreve seus relacionamentos com os pais, com a irmã também famosa, Nara Leão e com os filhos. Um dos fatos mais emocionantes do livro é quando fala da morte de seu filho mais velho, num acidente de automóvel.
Marisa Keiko

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Antecipação ou predição do título do livro de Calvino

Celia Regina e Marisa
Este livro deve contar a história de um homem solitário que viajava para o exterior e sentia muita falta de sua esposa, mas sentou-se ao lado de uma linda mulher que o fez esquecer de tudo, inclusive da sua mulher que deve em casa triste e melancólica.

Paródia baseada no texto de Italo Calvino

Marisa e Célia Regina

Paródia ( fragmento do texto “se um viajante numa noite de inverno”)

Tranqüilize-se e reflita. Você tem muitos motivos para isso. Esqueça o mundo lá fora, deixe o pensamento fluir. Não se incomode com o barulho, coloque um fone de ouvido, se for preciso. A rede será uma boa companhia para você que está prestes a começar a ler este lindo romance.

Depoimento de leitura e escrita

Célia Regina
Sinto muito orgulho de mim, pois na minha infância não tive nenhum estímulo de leitura, nunca vi meus pais lendo se quer um jornal. e mesmo assim, fiz curso de Letras, justamente para poder recuperar o tempo em que fiquei sem ler. No começo foi difícil, pois não entendia bem os romances e então os achava chato. Com o tempo fui me adaptando e tomando gosto pela leitura. Hoje leio quase tudo, até revistinhas doadas em farmácia, pois vejo a importância do hábito e gosto pela leitura.


Marisa
Na minha infância só tive acesso aos livros que eram indicados pela escola. Não havia nenhum incentivo de uma boa formação leitora, mas por determinada escolha profissional, exigia-se cada vez mais a importância da leitura e do conhecimento de grandes pensadores e escritores da nossa literatura. Hoje, torna-se fácil, pois há outros meios em que trazem edições valiosas nos incentivando e interagindo com o mundo da leitura, convidando-nos para o conhecimento de idéias propostas ao mundo intelectual da leitura.Assim constroem bons leitores, transformando-os compreensivos para a sociedade.

A leitura e a escrita devem merecer atenção de todas as disciplinas?

Marisa e Célia

A leitura e a escrita é fundamental em todas as disciplinas e merece atenção específica no processo de ensino-aprendizagem e por meio desse conhecimento e no domínio social e cultural, possibilitando capacidades de leitura e escrita de textos de diferentes gêneros que circulam socialmente e que estão presentes no cotidiano formal e informal.

Relato de experiências

Célia Regina
Todos os participantes se mostraram muito entusiasmados com o inicio do curso, apesar de que alguns ainda não têm tanto domínio para navegar na Internet.
È um curso dinâmico e um desafio para mim, pois exige muita atenção, e habilidade.

Marisa
É com certa dificuldade que sinto ao navegar pela internet, mas está sendo muito válido essa experiência, pois a cada atividade concluída estou aprendendo um pouco mais.

O que é Blog?

Blogs são páginas pessoais da Internet que têm mecanismos de interação e permitem manter conversas entre grupos; é um registro cronológico de opiniões, emoções, fatos, imagens ou qualquer outro tipo de conteúdo que pode ser freqüentemente atualizado pelo autor ou autores.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

As expectativas do curso

Esperamos deste curso, além de aprendizagem diferenciada, métodos que possam facilitar a nossa prática de ensino em sala de aula, pois em um mundo totalmente globalizado, tendo que atender as expectativas dos alunos, que muitas vezes são mais informatizados que os próprios professores, precisamos de muito jogo de cintura para atingir o objetivo desejado.
Um curso interessante, prático e atual, que nos traga excelentes resultados para o nosso dia a dia em sala de aula.

Perfil

Celia - Professora, casada, mãe de dois filhos maravilhosos. Sou muito insegura no que faço, gostaria de não ser assim. Adoro ler e ouvir música, qualquer tipo. Não sou muito vaidosa, gosto de viajar, conhecer lugares diferentes, manter-me informada em todos os assuntos, gastar mais do que ganho e jogar conversa fora.
Marisa _ Professora, solteira, cuido dos meus pais que já estão idosos, meus irmãos moram em São Paulo e sempre que posso, vou visitá-los. Gosto de viajar, conhecer lugares diferentes, músicas, teatro, cinema e ler.
Somos professoras aplicadas, pois estamos sempre nos atualizando através de cursos de capacitação presencial e on line, oferecidos pela Senp e ministrados pelas ATPs muito competentes e simpáticas.