CURSO DE ATUALIZAÇÃO
DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA NASDIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO
Dirigente Regional de Ensino: Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi
Supervisora de Ensino: Maria Aparecida Sanches Cardoso Neves
ATP da Língua Portuguesa: Tamar Naline Shumiski
ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA
TEXTOS PUBLICADOS EM JORNAIS E REVISTAS SEMANAIS DE CIRCULAÇÃO NACIONAL.
PÚBLICO ALVO
Alunos do Ensino Médio
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Que o aluno leia e compreenda textos jornalísticos a partir de relações entre diversos segmentos do próprio texto e entre o texto e outros diretamente implicados por ele;
· Que realize atividade de resumo para detenção dos aspectos essenciais do texto lido;
· Que organize as informações de modo a relatá-las com clareza para a classe;
· Que planeje a fala pública adequado a norma lingüística à situação;
· Que se amplie também a capacidade do aluno para reconhecer as intenções do enunciador, sendo capaz de aderir a ou recusar as posições ideológicas sustentadas em seu discurso.
TEMPO NECESSÁRIO
· Dez a quinze minutos iniciais de cada aula (calcula-se, que um bimestre, cada aluno tenha oportunidade de realizar cerca de três apresentações).
DESENVOLVIMENTO
· Fica a critério do aluno selecionar notícia, reportagem, artigo ou editorial lidos em jornal e/ou revista semanal de grande circulação nacional. A leitura será realizada em casa ou na biblioteca fora do horário da aula. Quando optar por fazê-lo em casa, o aluno que não dispuser do material providencia um xérox do texto escolhido em revistas e jornais a que tem acesso na escola. Além da leitura, visando à compreensão, solicita-se do aluno a elaboração do resumo (fora da sala de aula) com a finalidade de proporcionar segurança no momento da exposição. O texto escolhido terá prazo de validade de uma semana. Não sendo chamado ( de preferência faz-se sorteio), o aluno deverá providenciar leitura de outra matéria.
· Os outros deverão ouvi-lo com atenção e, por solicitação do professor ou espontaneamente, o próprio aluno ou outro poderá/deverá tecer comentários a respeito.
OBSERVAÇÕES
· Sugere-se que os alunos sentem-se em círculo para que facilite a audição do relato e/ou do comentário decorrente.
· É imprescindível a organização de ambiente em que imperem a atenção e o respeito pela palavra do outro.
· Qualquer desejo de intervenção por parte de outro aluno deverá se sinalizada com o braço erguido, mas não enquanto o expositor estiver se apresentando.
· Também as observações do professor serão feitas após a finalização da fala do aluno-expositor.
· Como se trata de textos de que não se tem conhecimento prévio, as observações do professor serão relativas a aspectos importantes envolvido com e relacionados a outras atividades previstas no plano de ensino.
· Quando ao ensino de aspectos de linguagem, o professor poderá:
· Escolher aspecto relativo à regras próprias da norma padrão, por exemplo, construção de expressões em que seja preciso chamar atenção quanto à pronúncia, flexões, concordância, regência e outros tópicos que se constituem problemas em outras atividades de leitura e produção de textos;
· Aproveitar a ocorrência de apresentação de palavras ou expressões desconhecidas para especificar-lhes o significado;
· Recomendar a consulta ao dicionário para melhor compreensão do texto;
· Alertar em relação a aspectos ideológicos envolvidos na apresentação do texto;
· No caso de alunos que não tenham acesso à radio e TV, a atividade será realizada a partir da leitura de noticia (jornal assinado pela escola);
· Procurar aproveitar os temas focalizados para a aceleração das propostas de redação.
Marisa Keiko
DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA NASDIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO
Dirigente Regional de Ensino: Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi
Supervisora de Ensino: Maria Aparecida Sanches Cardoso Neves
ATP da Língua Portuguesa: Tamar Naline Shumiski
ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA
TEXTOS PUBLICADOS EM JORNAIS E REVISTAS SEMANAIS DE CIRCULAÇÃO NACIONAL.
PÚBLICO ALVO
Alunos do Ensino Médio
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Que o aluno leia e compreenda textos jornalísticos a partir de relações entre diversos segmentos do próprio texto e entre o texto e outros diretamente implicados por ele;
· Que realize atividade de resumo para detenção dos aspectos essenciais do texto lido;
· Que organize as informações de modo a relatá-las com clareza para a classe;
· Que planeje a fala pública adequado a norma lingüística à situação;
· Que se amplie também a capacidade do aluno para reconhecer as intenções do enunciador, sendo capaz de aderir a ou recusar as posições ideológicas sustentadas em seu discurso.
TEMPO NECESSÁRIO
· Dez a quinze minutos iniciais de cada aula (calcula-se, que um bimestre, cada aluno tenha oportunidade de realizar cerca de três apresentações).
DESENVOLVIMENTO
· Fica a critério do aluno selecionar notícia, reportagem, artigo ou editorial lidos em jornal e/ou revista semanal de grande circulação nacional. A leitura será realizada em casa ou na biblioteca fora do horário da aula. Quando optar por fazê-lo em casa, o aluno que não dispuser do material providencia um xérox do texto escolhido em revistas e jornais a que tem acesso na escola. Além da leitura, visando à compreensão, solicita-se do aluno a elaboração do resumo (fora da sala de aula) com a finalidade de proporcionar segurança no momento da exposição. O texto escolhido terá prazo de validade de uma semana. Não sendo chamado ( de preferência faz-se sorteio), o aluno deverá providenciar leitura de outra matéria.
· Os outros deverão ouvi-lo com atenção e, por solicitação do professor ou espontaneamente, o próprio aluno ou outro poderá/deverá tecer comentários a respeito.
OBSERVAÇÕES
· Sugere-se que os alunos sentem-se em círculo para que facilite a audição do relato e/ou do comentário decorrente.
· É imprescindível a organização de ambiente em que imperem a atenção e o respeito pela palavra do outro.
· Qualquer desejo de intervenção por parte de outro aluno deverá se sinalizada com o braço erguido, mas não enquanto o expositor estiver se apresentando.
· Também as observações do professor serão feitas após a finalização da fala do aluno-expositor.
· Como se trata de textos de que não se tem conhecimento prévio, as observações do professor serão relativas a aspectos importantes envolvido com e relacionados a outras atividades previstas no plano de ensino.
· Quando ao ensino de aspectos de linguagem, o professor poderá:
· Escolher aspecto relativo à regras próprias da norma padrão, por exemplo, construção de expressões em que seja preciso chamar atenção quanto à pronúncia, flexões, concordância, regência e outros tópicos que se constituem problemas em outras atividades de leitura e produção de textos;
· Aproveitar a ocorrência de apresentação de palavras ou expressões desconhecidas para especificar-lhes o significado;
· Recomendar a consulta ao dicionário para melhor compreensão do texto;
· Alertar em relação a aspectos ideológicos envolvidos na apresentação do texto;
· No caso de alunos que não tenham acesso à radio e TV, a atividade será realizada a partir da leitura de noticia (jornal assinado pela escola);
· Procurar aproveitar os temas focalizados para a aceleração das propostas de redação.
Marisa Keiko
Nenhum comentário:
Postar um comentário