quinta-feira, 15 de novembro de 2007

RELATO COMENTADO -02

TEXTO : O MILAGRE BRASILEIRO
de Boris Fausto

Segundo Boris Fausto, o “milagre” se deu em virtude de o governo ter propiciado diversos incentivos à indústria citando como exemplo a isenção de impostos, a concessão de créditos, isenção de tributos aos exportadores, com o intuito de aumentar o consumo, com isso houve uma grande expansão do comércio exterior.
Muitos setores se beneficiaram , principalmente os setores industrial, agricultura e dos serviços, mas o ponto vulnerável disso tudo foi a excessiva dependência do sistema financeiro do comércio internacional e a necessidade de contar, cada vez mais, com produtos importados, principalmente o petróleo.
Esse “milagre” prejudicou os trabalhadores não qualificados, que tiveram seus salários achatados, enquanto os empregados na área de administração e publicidade foram muito valorizados, aumentando assim, a concentração de rendas que já vinha de outras épocas.
Com isso, houve uma grande explosão de crescimento, mas foi esquecida a “ divisão do bolo”, deixando assim índices baixos nas áreas de saúde, habilitação e educação.
O “capitalismo selvagem” que imperou naquele período, ignorou a preocupação com o meio ambiente que naquela época começava a ser despontado.

Nenhum comentário: