domingo, 18 de novembro de 2007

PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LEITURA


CURSO DE ATUALIZAÇÃO

DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO

Dirigente Regional de Ensino: Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi
Supervisora de Ensino: Maria Aparecida Sanches Cardoso Neves
ATP da Língua Portuguesa: Tamar Naline Shumiski

ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA

INFORMAÇÕES GERAIS
Público-alvo – Ensino Fundamental
Ciclo II – (7ª e 8ª séries) e Ensino Médio
Assuntos/Temas Transversais –
Ética/Pluralidade cultural
Interdisciplinaridade – História/ Geografia/Língua Portuguesa
Carga horária aproximada – 10 h/a

TEMA
RACISMO: CRIME INAFIANÇÁVEL E IMPRESCRITÍVEL
Livro : SER NEGRO NO BRASIL HOJE
Escritora : Ana Lúcia E.F.Valente

RESENHA
O livro Ser negro no Brasil hoje trata de uma questão complexa como o racismo de forma tão objetiva e direta que, ao final da leitura, tem-se uma visão ampla e crítica da situação do negro em nosso país.
“Aborda as causas histórico-sociais:” Durante a escravidão no Brasil, o negro era uma mercadoria, considerado não-humano e não tinha com quem competir nesta situação” e suas conseqüências e desdobramentos no dia-a-dia de hoje.
“Há muitas piadinhas assim: Quando um preto voa? “Quando cai da construção” e fatos reais “a velha história do elevador... Um episódio clássico de racismo vivido pela filha do governador do Espírito Santo, em 1993. O caso teve repercussão nacional.
Neste livro a análise da questão do preconceito e da desigualdade racial é tratada pela autora com abrangência e seriedade.

OBJETIVOS

Ao final do projeto, o aluno deverá ser capaz de:

Conhecer a importância do negro na diversidade etno-cultural brasileira;
Se posicionar com respeito, empatia e solidariedade perante aqueles que sofrem discriminação;
Repudiar toda forma de discriminação;
Exigir amparo legal para si e para os outros, denunciando qualquer atitude de discriminação.

PRÉ-REQUISITOS

Para atingir os objetivos, o aluno deverá ser capaz de levantar hipótese, observar, relacionar, comparar e pesquisar.

Capacidades de Leitura e escrita

· Localizar informação implícita e explicita no texto;
· Estabelecer relações entre informações presentes no texto;
· Identificar a finalidade do texto;
· Estabelecer a relação de causa e conseqüência;
· Estabelecer relações entre as informações contidas no texto e o contexto histórico geral, relacionando passado e presente;
· Posicionar-se sobre fatos narrados, a partir de elementos presentes no texto.

ATIVIDADES PROPOSTAS

Negociar com a classe e estabelecer um prazo para a leitura do livro em casa.

Motivando para a leitura

Nesta fase busca-se ativar o conhecimento prévio do aluno-leitor, levantando hipóteses sobre o conteúdo do livro.
Pode-se iniciar a atividade de pré-leitura debatendo com os alunos o que significa se negro hoje. Levante com a classe hipóteses sobre a questão racial.
Quais as relações entre a situação atual e a existente na época da escravidão?
Identifique a contribuição negra na formação da identidade cultural brasileira:
Exclusão racial e/ou exclusão social?
Propor ao final do debate o registro das hipóteses e questões levantadas, em painéis ou cartazes, para posterior esclarecimento.
Finalizando a atividade, propor a audição das Músicas de Caetano Veloso: 13 DE MAIO e HERÓI.

Compartilhando conhecimentos

Após a leitura individual, dividir a classe em grupos.
Cada grupo fará uma síntese das principais informações e conceitos de um dos capítulos ( 6 capítulos), registrando as informações em um cartaz ou painel.
Os grupos fazem uma breve apresentação à classe da síntese de cada capitulo.
Após as apresentações, organizar uma discussão em classe a respeito das descobertas feitas pelos alunos a partir da leitura e das apresentações dos colegas. Nesta discussão retomar as hipóteses e questões levantadas na atividade anterior.

Vídeo em sala de aula

Exibir o filme “ Amistad” de Steven Spielberg. Este filme retrata, entre os outros aspectos, a crueldade do tráfico e da escravidão. Após o filme será feito um debate sobre o enredo.

Pesquisa
Com a classe dividida em grupos, será proposto uma pesquisa em biblioteca, revistas, jornais, internet etc. sobre a contribuição da cultura negra na formação da identidade cultural brasileira. Como sugestão de tópicos para a pesquisa, dentre outros:
Artes plásticas
Artes cênicas (teatro, cinema,TV)
Literatura
Alimentação
Religiosidade
Folclore e festas populares

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita a partir do produto de cada uma das atividades propostas. Também será solicitada uma auto-avaliação, permitindo ao aluno refletir sobre o processo de construção do conhecimento, sua participação e interação no grupo.
Celia Regina

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