domingo, 18 de novembro de 2007

RELATO COMENTADO -03

PODEMOS CONHECER O UNIVERSO?
REFLEXÕES SOBRE UM GRÃO DE SAL.

O texto na verdade fala sobre os mistérios da natureza e Carl Sagan aproveita para compará-los com os mistérios de um grão de sal. A ciência já conseguiu ou pelo menos tenta explicar muita coisa, mas até o grão de sal ainda permanece um mistério para nós.
Carl Sagan nos mostra através deste texto uma concepção do que é o Universo, o que ele representa para o ser humano e como podemos compreendê-lo, uma vez que é tão vasto e cheio de particularidades.
Para definir a Ciência, e compreender de que forma o mundo funciona, ele nos informa que a ciência apóia-se: em fatos, na razão, experiências, observação, análise, hipóteses, teses, comprovação, curiosidade, pesquisa, inter-relações, descobertas e para isso, é preciso procurar as regularidades.
Algumas destas regularidades citadas são: As leis naturais, onde o individuo checa algumas hipóteses e tenta compreendê-las; a investigação é obtida através do censo comum que está relacionado à prática; e a capacidade intelectual baseada na experimentação cuidadosa e selecionada.
Carl Sagan finaliza o texto argumentando que o Universo ideal para nós é aquele em que habitamos e isso não é apenas coincidência.

Celia Regina e Marisa

Nenhum comentário: