Versão 01
A leitura e a escrita é fundamental em todas as disciplinas e merece atenção específica no processo de ensino-aprendizagem e por meio desse conhecimento e no domínio social e cultural, possibilitando capacidades de leitura e escrita de textos de diferentes gêneros que circulam socialmente e que estão presentes no cotidiano formal e informal.
Versão 02
Todo trabalho com leitura e escrita nas diferentes áreas do conhecimento contribui para a formação de um cidadão crítico e consciente de seu papel na sociedade, deve-se envolver o trabalho de todos os professores nesse processo. Dessa forma, o professor, durante a leitura, deve tecer comentários sobre os textos lidos, fazer a intertextualização, comentar os diversos aspectos que surgem no texto, possibilitando que o aluno construa suas hipóteses e torne-se autônomo em todas as áreas.
Versão 03
Cabe a todos os componentes curriculares explorarem os mais diferentes gêneros e tipologias, pois valoriza o aprendizado, desenvolve a capacidade leitora de nossos aprendizes e estimula a sua independência, sua autoconfiança e cidadania. Nesse contexto, é tarefa de todos nós, educadores, buscar mecanismos capazes de instigar nossos educandos para o incremento de sua capacidade leitora. Acreditamos que, assim, estaremos contribuindo para o processo de formação integral, na medida em que oferecemos condições para que saibam distinguir entre um “texto” e um “aglomerado incoerente de palavras”.
Celia Regina e Marisa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário